A borracha, mais propriamente o látex, era conhecido e utilizado por antigas civilizações, como os indígenas do Haiti, os Maias e os Astecas.
~ Mário Caetano
Com uma vasta experiência na área da Borracha, era minha obrigação partilhar os meus conhecimentos com os engenheiros e técnicos de hoje e de amanhã, na esperança de que esta atitude venha a ter um impacto positivo na aquisição de conhecimentos e no desenvolvimento da nossa Indústria.
Sou Licenciado em Engenharia Químico-Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1964). Possuo também o grau de Mestre em Borrachas e Plásticos (2002-2003) e o título de Especialista em Borrachas e Plásticos (2000-2001) da UNED (Madrid). Realizei ainda vários cursos pós-graduação em diversas áreas temáticas, muitos deles realizados no estrangeiro.
Entre 1964 e 2001 desempenhei actividade profissional nas empresas: Sociedade Químico-Técnica, Lda. (Padrão da Légua, S. Mamede de Infesta); Laboratório de Engenharia e Física Nuclear (LFEN, Sacavém); Fábrica Portuense de Borracha, SA (Fapobol), (Porto); Manufactura Nacional de Borracha – Divisão de Artefactos e Plásticos (MABOR-DAP) (Lousado); Polímeros do Ave, SA (Lousado) e Diehl Fapobol Borrachas, Lda. (Mindelo, Vila do Conde). A partir de 2002 exerço actividades de Consultoria Técnica, Formação, Avaliações e Peritagens.
Entre 1977 e 2001 desempenhei diversas actividades associativas na Associação Portuguesa dos Industriais da Borracha – APIB, tendo sido membro da Comissão Técnica CT-76, Coordenador ONS e membro da Direcção.
Sou membro da Ordem dos Engenheiros e da Sociedade Portuguesa de Autores.
Sou ainda Autor de vários trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras e de vários estudos realizados para empresas do sector da Borracha (os quais pode ver aqui).
Nota: Por decisão do autor, os textos estão escritos de acordo com a antiga ortografia.