Navegação
Vimos no capítulo Materiais a evolução, ao longo dos milénios, dos diversos tipos de materiais que foram sucessivamente utilizados pelo Homem. Muitos materiais poliméricos de origem natural foram utilizados desde os tempos pré-históricos. E vimos ainda que antigas civilizações, cerca de 1800 AC, já conheciam a borracha sob a forma de látex. A evolução que este material sofreu ao longo dos séculos foi relativamente lenta, mesmo depois de ter sido conhecido pelos europeus. E, depois dessa data (1493), durante praticamente 350 anos o material teve uma utilização muito reduzida. É a partir da invenção do processo de vulcanização, em 1839, que a utilização deste polímero natural inicia um rápido crescimento, que se prolongou até aos dias de hoje.
Nas páginas que se seguem vamos descrever com algum pormenor a história da evolução da borracha, a descoberta da vulcanização, em que é que ela consiste, os parâmetros que a regulam, os tipos que a caracterizam e os processos para o seu controlo.
E, já numa perspectiva actual, vamos descrever as várias propriedades das borrachas, quer no estado de não vulcanizadas (propriedades que são fundamentais para um correcto conhecimento da forma de a processar), quer no estado de vulcanizadas (propriedades que são fundamentais para um correcto desempenho e adequada durabilidade dos vários tipos de artefactos que são diariamente produzidos em todo o mundo, para as mais variadas aplicações).
Descreveremos depois as matérias-primas utilizadas no fabrico de compostos de borracha e que são os vários tipos de borrachas naturais e sintéticas e os variadíssimos tipos de ingredientes, que analisaremos devidamente agrupados em famílias, caracterizadas pelos aspectos funcionais que desempenham nos compostos.
Nas páginas que abordam o tema Formulação vamos dar uma ideia de como evoluíram os compostos de borracha, enunciaremos os princípios básicos em que consiste a formulação, passando depois à selecção e dosagem dos vários ingredientes para a obtenção de compostos de borracha facilmente processáveis, que respondam aos vários requisitos técnicos e funcionais, que lhes vão permitir um bom desempenho, com uma adequada durabilidade, e que tenham um preço de venda que mereça o interesse quer do cliente quer do fabricante. Serão ainda analisados casos particulares de formulação de compostos de cor branca, coloridos, translúcidos e transparentes. Finalmente, serão apresentadas algumas formulações típicas para algumas aplicações concretas, sendo cada uma delas devidamente analisada, para se perceber o porquê da presença dos diversos ingredientes.
Em Aplicações, são descritos os processos de manufactura dos principais Artefactos de Borracha e, em várias dessas Aplicações, como por exemplo, Apoios para Pontes (em Artefactos Moldados), Correias Transportadoras, Defensas e Mangueiras, serão indicados os seus métodos de cálculo.