Para os seres humanos, a cor é a percepção visual provocada pela acção de um feixe de luz que é reflectido de um determinado objecto sobre um determinado tipo de células que existem na retina. Essa percepção é processada pelos nervos ópticos e é transmitida para o sistema nervoso central.
Um feixe de luz visível pelo olho humano comporta uma determinada gama de comprimentos de onda do espectro electromagnético, que varia entre 380 nm (comprimento de onda da cor violeta) e 740 nm (comprimento de onda da cor vermelha) (1 nm = 1 nanómetro = 1.10-9 metros), a que correspondem as frequências de 790 THz e 405 THz (1THz = 1 Tera Hertz = 1012 Hz), respectivamente. Os comprimentos de onda inferiores a 200 nm correspondem às radiações não visíveis ultra-violetas, raios X, raios γ e raios cósmicos; os comprimentos de onda superiores a 1000 nm correspondem a radiações, igualmente não visíveis, infra-vermelhas, micro-ondas, e ondas de rádio (FM, ondas curtas, médias e compridas) (Figura 50).
A percepção da cor de um determinado objecto corresponde, afinal, aos comprimentos de onda (ou frequências) do feixe de luz que não são absorvidos pelo objecto, isto é, todos os comprimentos de onda são absorvidos, excepto aquele que corresponde à cor do objecto.
Sabemos que um feixe de luz pode decompor-se, num prisma, por exemplo, em todas as cores do espectro visível. A cor branca pode considerar-se como o resultado da sobreposição de todas as cores ditas primárias, e que são o vermelho, o amarelo e o azul. As cores primárias não são decomponíveis noutras cores. A cor preta pode considerar-se como a ausência de todas as cores.
As cores que são percebidas pelo olho humano dividem-se em três tipos, aos quais correspondem, obviamente, três comprimentos de onda. Na nossa retina temos cones sensíveis às cores azul e violeta (cones B – de “blue”), verde e amarelo (cones G, de “green”), e vermelhos e laranja (cones R, de “red”).
Os sistemas de cores pretendem organizar informações sobre a percepção cromática humana. Existem vários sistemas de cores, que têm evoluído ao longo dos tempos.
O sistema clássico, que foi criado por Newton no princípio do século XVIII, é conhecido como “sistema RYB” e ainda é aplicado em pintura. As letras RYB correspondem às cores primárias: vermelho (Red), amarelo (Yellow) e azul (Blue). Com estas cores primárias é possível – teoricamente e em combinações adequadas – reproduzir qualquer outra cor.
Um outro sistema é conhecido actualmente pela sigla CMYK, em que as letras correspondem às seguintes cores: Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e preto (BlacK). Este sistema é baseado nas três cores primárias propostas por Goethe, no princípio do século XIX, na sua obra Theory of Colours – cores púrpura, azul celeste e amarelo, posteriormente convertido no sistema CMY (Cyan, Magenta e Yellow) e mais tarde adoptado e modificado pelo Deutsches Institut für Normung (DIN), tendo então sido adicionada a cor preta (CMY + K = CMYK). Este sistema foi muito utilizado na indústria gráfica, até ser criado o sistema Pantone.
O primeiro sistema Pantone foi criado em 1963, pela empresa americana com o mesmo nome, sediada em New Jersey. O sistema inicial evoluiu para um sistema com seis cores primárias, chamado de Pantone Hexachrome. As cores são as quatro cores do sistema CMYK, mais a cor verde e a cor laranja. Por esta razão, o sistema Pantone é também conhecido por sistema CMYKOG. O sistema Pantone Hexechrome também muito utilizado na indústria gráfica.
A colorimetria é o ramo da Óptica que tem por objectivo o estudo das cores, o estabelecimento dos parâmetros para as definir e o desenvolvimento dos métodos utilizados para as quantificar, medir e analisar.
A CIE – Comissão Internacional de Iluminação (CIE – Comission Internationale de L’Eclairage), em 1931, propôs um método para representação de cores, utilizando as cores básicas, vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue), tomando por base a tricromacia da retina humana e adoptou curvas padrão para a determinação de cores. Este método ficou denominado do RGB (iniciais de red, green e blue).
São três os parâmetros utilizados para definir a cor: o brilho, a tonalidade e a saturação, que passamos a analisar.
Luminosidade ou Brilho: corresponde à intensidade luminosa da cor (cores claras e cores escuras). No limite, uma alta luminosidade corresponde à cor branca e uma baixa luminosidade corresponde à cor preta.
Matiz ou tonalidade: corresponde à intensidade espectral, ou seja, ao comprimento de onda dominante.
Saturação: corresponde à pureza da cor, isto é, à sua pureza espectral. Uma cor com alta saturação é uma cor bem definida dentro da sua faixa espectral. Uma cor com baixa insaturação é uma cor indefinida, a que lhe corresponde uma ampla faixa espectral, tendendo, no limite, para a cor branca (abrangendo todo o espectro de luz visível).
Estes parâmetros, em língua inglesa, correspondem às iniciais HSB (Hue – matiz; Saturation – saturação e Brightness – brilho. Também são utilizadas HSV, tendo H e S a mesma simbologia e a letra V corresponde a Value (valor). Estes parâmetros permitem estabelecer o sistema de cores, que definem o espaço de cor.
Se designarmos por A, B e C as quantidades das três cores básicas vermelho, amarelo e verde, as respectivas proporções serão x, y e z, sendo:
x = A/(A+B+C) ; y = B/(A+B+C) e z = C/(A+B+C)
Obviamente:
x + y + z = 1
A representação, num diagrama a duas dimensões de x e y, permite obter a curva em forma de língua mostrada na Figura 51.
No diagrama estão representadas as cores verde, vermelho e azul, correspondentes aos seguintes parâmetros x e y:
Vermelho | Verde | Azul | |
---|---|---|---|
x | 0.640 | 0.300 | 0.150 |
y | 0.330 | 0.600 | 0.060 |
z | 0.030 | 0.100 | 0.790 |
O valor do parâmetro z é a diferença para a unidade da soma x+y.
Estes três parâmetros definidores da cor são denominados “tristimulus”. Os valores tristimulus de uma determinada cor representam as quantidades necessárias das três cores primárias – azul, vermelho e verde – necessárias para se obter essa cor, neste modelo de cores aditivas. Modelo também designado por “Espaço cor CIE 1931 X, Y, Z”
Neste modelo, as cores mais claras apresentam maior brilho, o que é devido ao efeito combinado de brilho e tonalidade.
O efeito combinado de tonalidade e saturação corresponde ao que pode chamar-se intensidade da cor. Uma outra grandeza é a chamada densidade de cor; esta é uma medida do grau de opacidade do objecto em combinação com a intensidade da cor (tem a ver com o poder de absorção de luz, por parte do objecto).
Ao técnico de borracha responsável pela elaboração de formulações deparam-se muitas situações de compostos de borracha coloridos, opacos ou translúcidos. A coloração dos compostos de borracha é uma tarefa muito delicada, uma vez que exige grande experiência e um elevado grau de intuição. As tonalidades são muitas e o técnico tem de recorrer, a maior parte das vezes, à mistura de diversos pigmentos corantes. Esta tarefa é designada por “afinação” de cores. A coloração de compostos de borracha será analisada com algum detalhe na Capítulo 2.5 – Formulação.
O Sistema RAL foi criado na Alemanha em 1927 (Reichs-Ausschuß für Lieferbedingungen und Gütesicherung – Imperial Commission for Delivery Terms and Quality Assurance). Era um sistema que possuía, inicialmente, 40 cores padrão. Entretanto foram desenvolvidas variantes:
Em borracha é sobretudo utilizado o sistema RAL clássico.
Um catálogo de cores RAL pode ser visto aqui.
O primeiro Sistema Pantone foi criado em 1963, pela empresa americana com o mesmo nome, sediada em New Jersey. O sistema inicial evoluiu para um sistema com seis cores primárias, chamado de Pantone Hexachrome. As cores são as quatro cores do sistema CMYK, mais a cor verde e a cor laranja. Por esta razão, o sistema Pantone é também conhecido por sistema CMYKOG. O sistema Pantone Hexechrome também muito utilizado na Indústria Gráfica.
Um catálogo de cores PANTONE pode ser visto aqui.
Nos últimos anos o Sistema de Cores Pantone tem vindo a assumir preferência relativamente ao Sistema de cores RAL, que continua, contudo, a ser utilizado.
Uma lista com a conversão de cores RAL em cores Pantone pode ser visto aqui.
Página actualizada em 2019.02.13