- A Minha Vida na I. B.
- Voltar a Referências
- Voltar a Borracha
No final de 1985 cessei as minhas funções na Fapobol. Não por insatisfação de natureza económica; mais propriamente por insatisfação relacionada com a sua gestão. A Mabor-DAP constituiu para mim um novo desafio. Iniciei funções, como Director Técnico, em Março de 1986. A empresa produzia uma grande variedade de tubos e de mangueiras, folhas de borracha (com e sem reforço), membranas de impermeabilização em borracha butílica, correias transportadoras, placas para pavimentos, alguns artefactos moldados e flaps (fornecidos a 100% à Divisão de Pneus). Em 1985, quando iniciei a minha actividade, a empresa já nada produzia de artigos em matérias plásticas nem em látex. Permaneci nesta empresa até finais de 1988.
Durante a minha permanência na Mabor-DAP foi levada a cabo, na Divisão de Pneus da Mabor, uma acção de formação sobre Informática. Esta acção deveu-se ao então Director da empresa, Louis Vintro, Director americano nomeado pela General Tire para a empresa portuguesa. Com efeito, este Director procurou informatizar os departamentos de produção, nomeadamente pela utilização de folhas de cálculo. Era então utilizada a primeira folha de cálculo VisiCalc, criada por Dan Bricklin em Junho de 1979. Claro que não pude deixar de aproveitar esta excelente oportunidade de entrar na era dos computadores. Nos anos imediatos passei a utilizar o Lotus 1-2-3 e rapidamente evoluí para o Quattro e depois para o Quattro Pro. Posteriormente passei a utilizar a folha de cálculo Microsoft Excel. Fica aqui o meu Agradecimento ao Senhor Louis Vintro por esta acção, que foi muito importante no meu desenvolvimento profissional.
Participei neste Seminário, realizado no Hotel de Ofir, em 17 de Junho de 1988. Um Seminário algo similar ao que tinha sido realizado em Genebra, mas que teve, desta vez, uma maior audiência de técnicos portugueses.
Também organizado pelo Grupo CT-76 e pela APIB. Foi realizado no Hotel Porta do Sol, na Figueira da Foz, nos dias 14 a 16 de Outubro de 1988. Apresentei então um trabalho intitulado Aplicação de Elastómeros em Engenharia.
Regressei à empresa Fapobol, SA em Janeiro de 1989. Com a promessa de modificações. Embora com a responsabilidade da Direcção da Fábrica, foi-me conferido o título de Adjunto do Directo-Geral. Embora eu sempre tivesse dito que não era o título que importava, a verdade é que os motivos que me levaram a sair em 1985 se mantinham exactamente na mesma.
Participei nestas Jornadas, realizadas em 20 e 21 de Abril de 1989, nas instalações do LNETI, no Porto.
Nestas jornadas, realizadas em Março de 1990, foram apresentados os seguintes temas:
Foi efectuada uma visita à empresa.
ITA – Indústria Têxtil do Ave, SA (Lousado, 1990)
Participei neste Seminário, realizado do dia 27 de Março de 1990, no Palácio da Bolsa, no Porto. Teve como oradores técnicos das empresas Zeon Chemicals Europe, Ltd, DSM e Schill & Seilacher.
Estas Jornadas foram realizadas nos dias 13 e 14 de Setembro de 1990, no Hotel Solverde, na Praia da Granja. Constou do seguinte programa:
Participei nestas Jornadas, realizadas no Porto, em 25 de Setembro de 1990. Jornadas organizadas pelas empresas Macla, SA, Gumix, SA, Const. Mec. Volcan, SA, Mateu Y Sole, SA, Urola, SCL e Comexi, SA.
Participei neste evento, organizado pela APIB – Associação Portuguesa dos Industriais da Borracha, como convidado. Foi realizado no Palácio da Bolsa, no Porto, em 4 e 5 de Outubro de 1990.
Este curso foi levado a efeito em Castelvecchio, Pisa, Itália, entre 15 e 19 de Outubro de 1990. Um excelente curso, que teve como formadores:
O empreendimento Il Ciocco onde foi realizado o curso e a sala de conferências
O Prof. Eberhard A. Meinecke apresentou os seguintes temas:
O Prof. Gary R. Hamed apresentou os seguintes temas:
O Dr. George C. Derringer apresentou os seguintes temas:
O Dr. John C. Halpin apresentou o seguinte tema:
O Dr. Mahmoud C. Assaad apresentou os seguintes temas:
Pela elevada qualidade dos formadores e pelo conteúdo do curso, pode avaliar-se o seu nível de excelência.
O meu diploma de participação neste curso
Participei neste Seminário, levado a efeito no Palácio da Bolsa, no Porto, em 19 de Março de 1991.
Participei neste Seminário, realizado em Lisboa no dia 11 de Setembro de 1991.
Realizado em Vila Real, nos dias 11 a 13 de Outubro de 1991, na Universidade de Trás-os-Montes (UTAD). Apresentei um trabalho, intitulado Os Mercados da Indústria da Borracha. Este Painel foi organizado exclusivamente pela APIB, bem como todos os que a seguir se realizaram.
As razões desta mudança são já conhecidas. A minha nova empresa, Polímeros do Ave SA não era mais do que a empresa Mabor- DAP com novo nome. Isto, em resultado das empresas do Grupo Mabor (Mabor Pneus e Mabor-DAP) haverem sido adquiridas pelo Grupo Amorim. Iniciei funções em Maio de 1992, como Director Fabril e Vogal do Conselho de Administração. Entre Março de 1995 e Maio de 1995 assumi funções de Director Fabril e Presidente do Conselho de Administração.
Em Maio de 1995, a empresa foi adquirida por dois cidadãos alemães. Então, assumi funções de Director Fabril e voltei a vogal do Conselho de Administração.
O Grupo Amorim vendeu entretanto a empresa Mabor (Pneus) à empresa alemã Continental AG. Pouco meses depois dessa aquisição, empresa Polímeros do Ave SA sofreu um grande revés, quando toda a sua produção de câmaras-de-ar, que representava 50% da sua facturação e era vendida exclusivamente à empresa Mabor (Pneus) foi suspensa. Note-se que a linha de produção de câmaras-de-ar havia sido transferida da fábrica de pneus (equipamentos e pessoal), para a empresa Polímeros do Ave, SA, quando da sua criação. Este acontecimento constituiu, como era de esperar, um rude golpe na vida da empresa. Ainda que tivesse tentado a comercialização directa das câmaras-de-ar.
A empresa viria a encerrar em Outubro de 1997, face às más políticas dos novos detentores da empresa, sobretudo nas suas políticas comerciais com o mercado alemão e a este lamentável episódio relativo às câmaras-de-ar.
Participação no Simpósio organizado pela empresa Akzu, Mechanical Rubber Goods Symposium, em 22 e 23 de Outubro de 1992. Realizado no Hotel Huis ter Duin, em Noordwijk aan Zee, na Holanda.
Participantes do Simpósio MRG Akzu, em Noordwijk aan Zee, (Holanda, 1992)
Participei neste Seminário, realizado no Palácio da Bolsa, no Porto, no dia 24 de Novembro de 1992. Oradores: técnicos das empresas R.T. Vanderbilt, DSM Elastomers, Cancarb Ltd, FAG Kugelfischer Georg Schafer KGaA e Schill & Seilacher.
Curso realizado na Ordem dos Engenheiros, no Porto, entre 28 de Setembro de 1992 e 8 de Janeiro de 1993.
Participei neste Seminário, realizado no Hotel Ipanema Park, no Porto, em 10 de Maio de 1994. Foram oradores, técnicos das empresas Sun Oil Co, Zeon Europe GmbH, Schill & Seilacher, Cancarb e DSM Elastomers.
Participei neste evento, tendo apresentado um trabalho, intitulado Borracha – Um Referencial do Desenvolvimento Industrial. Propriedades. Realizado na Exponor, em Leça da Palmeira, nos dias 22 a 25 de Junho de 1994.
Participei neste Painel e apresentei um trabalho intitulado Aprovisionamento de Matérias-Primas. Realizado no Hotel Porta do Sol, em Caminha, nos dias 25 e 26 de Novembro de 1994.
Participação no Primeiro Encontro de Industriais, evento organizado pela APIB. Tema debatido: Problemas do Ambiente. Realizado no Hotel Cidnai, em Santo Tirso, no dia 10 de Novembro de 1995.
Participei neste Seminário, realizado no Hotel Ipanema Park, no Porto, em 19 de Março de 1996. Foram oradores técnicos das empresa: Zeon Europe GmgH, DSM Elastomers e Rhein-Chemie Rheinau GmbH.
Participei neste Painel, realizado no Grande Hotel de Vidago, em 14 e 15 de Março de 1997.
Participação no Segundo Encontro de Industriais, evento organizado pela APIB. Tema debatido: Higiene e Segurança no Trabalho. Realizado na Pousada de Santa Marinha da Costa, Guimarães, no dia 17 de Outubro de 1997.
Curso de Formação de Formadores obtido no IEFP (Porto). Curso que se iniciou em 23 de Fevereiro e terminou em 2 de Abril de 1998. Como deixei caducar este meu Certificado de Aptidão Profissional, tive de frequentar um novo curso.
Certificado CAP
Em Junho de 1998 passei a ocupar o cargo de Director de Produção da empresa Diehl/Fapobol Borracha Lda, Mindelo, Vila do Conde. Cargo que desempenhei até Agosto de 2001. Passei quase de seguida à situação de reforma.
Participação no Terceiro Encontro de Industriais, com o tema A Empresa e o Ambiente, realizado no Centro Social de Lousado, V. N. de Famalicão, no dia 4 de Dezembro de 1998. Evento organizado pela APIB.
Participei neste Seminário, realizado no Hotel Ipanema Park, no Porto. Foram oradores técnicos das empresas: DSM Elastomers, Zeon Europe GmbH, DSM Thermoplastic Elastomers e Rhein Chemie Rheinau GmbH.
Participei neste Painel, realizado no Hotel Montebelo, em Viseu, nos dias 18 e 19 de Junho de 1999.
Este Seminário realizou-se no dia 3 de Novembro de 1999, na Exponor, em Leça da Palmeira.
Participei neste Encontro, realizado na Exponor, Leça da Palmeira, no dia 26 de Novembro de 1999. Tema: Comércio Electrónico e Internet nas Empresas. Evento organizado pela APIB.
Participei neste Encontro, realizado na Exponor, em Laça da Palmeira, no dia 18 de Fevereiro de 2000, subordinado ao tema Plano de Formação em Comércio Electrónico. Flexibilização, Polivalência e Competitividade. Evento organizado pela APIB.
Apresentei dois trabalhos, com os títulos A APIB como Organismo de Normalização Sectorial (ONS). Missão e papel das Comissões Técnicas (CT-52 e CT-76) e Apresentação do Directório 2000 – Indústria Portuguesa de Borracha. Realizou-se no Quality Hotel, no Caramulo, nos dias 7, 8 e 9 de Julho de 2000.
Este curso da UNED – Universidad Nacional de Educación a Distancia, teve a duração de um ano e foi realizado nos anos 2000 e 2001, e nele obtive a classificação de Excelente (Sobresaliente).
Diploma do Curso
Apresentei um trabalho intitulado Caracterização e Problemática dos Resíduos Produzidos pela Indústria da Borracha. O Painel realizou-se no Grande Hotel da Curia, nos dias 1, 2 e 3 de Junho de 2001.
Antes de entrar na situação de reforma, ainda frequentei no IEP – Instituto Electrotécnico Português, um Curso Integrado de Gestão Industrial, Qualidade, Ambiente e Segurança, com a duração de 588 horas, realizado entre Outubro de 2001 e Março de 2002. Foi-me passado um certificado de participação com aproveitamento, onde constam também os títulos dos vinte módulos que constituíram o curso.
Certificado de Frequência (Curso IEP – Instituto Electrotécnico Português)
Fiz este Mestrado da UNED – Universidad Nacional de Educación a Distancia. Teve a duração de dois anos e foi realizado entre Janeiro de 2002 e Dezembro de 2003. Obtive a classificação de Excelente (Sobresaliente).
Diplomas do Curso de Mestrado em Plásticos e Cauchos
Após este curso, iniciei a minha actividade como consultor, formador e perito. Durante alguns anos em parceria com o meu Amigo e Colega, Engº Cepeda Matos (2003-2009). (ver as páginas, Actividade como Consultor e Actividades como Formador).
Como já referi, deixei caducar o meu Certificado de Aptidão Profissional, pelo que tive de frequentar novo Curso de Formação de Formadores obtido na empresa CENATEX, (Porto). Curso iniciado em Outubro e terminado em Novembro de 2005. Obtive um novo Certificado de Aptidão Profissional em 5 de Maio de 2006. Que ainda vigora.
Novo CAP (ainda em vigor)
Actualização em 2020.02.25 (Mabor-DAP)