Navegação
No ano lectivo de 1960-1961 estava eu matriculado no 3ºano do curso de Engenharia Químico-Industrial na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. E estava a assistir a uma debandada de muitos dos meus colegas para a Universidade de Coimbra. O motivo: a dificuldade da cadeira de Mecânica Racional, leccionada pelo carismático Prof. Sarmento Beires! Como “químico”, a cadeira de Mecânica não me interessava particularmente… Por outro lado, sempre seria interessante frequentar a mítica Universidade de Coimbra. E lá convenci meus Pais a abalar até Coimbra…
E foi na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra que conheci o meu Amigo e Colega, Joaquim Manuel Cepeda Matos. Bom Colega e grande Amigo. Cimentamos uma Amizade que não mais nos haveria de separar. Separou-nos, temporariamente, a Cadeira de Física II, leccionada pelo Prof. Almeida Santos; o meu Amigo reprovou e eu passei com 10. O único 10 do meu percurso académico na Universidade!
Já na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, continuamos em contacto, embora em anos separados. Até à formatura. Que concluí em 1964. De imediato, fui cumprir o serviço militar. No ano de 1965 forma-se o Colega e Amigo Joaquim Matos. O qual, sem serviço militar a cumprir, logo enveredou pela vida profissional…
Mas, será seguramente através dos seus elementos curriculares, que a apresentação deste meu Amigo e Colega será bem melhor efectuada…
Joaquim Manuel Cepeda Matos. Transmontano, nascido no dia 1 de Setembro de 1937, em Macedo de Cavaleiros.
Após o meu serviço militar, ainda trabalhei mais uns meses na Junta de Energia Nuclear, em Sacavém. E regressei à minha mui querida e nobre cidade do Porto, onde iniciei funções (como Chefe de Laboratório) na empresa Fapobol – Fábrica Portuense de Borracha, Lda.
Quero dizer: depois da Universidade, os nossos percursos profissionais voltaram a reforça a nossa Amizade… agora com a Borracha. Embora em sectores diferentes: o meu Amigo e Colega Joaquim Matos no sector dos Pneus e eu no sector dos Artefactos de Borracha.
E após as nossas reformas, e após o regresso a Portugal do meu Amigo e Colega Joaquim Matos, trabalhamos alguns anos em conjunto, em regime de consultoria, no subsector de Recauchutagem de Pneus. E intervimos, na preparação de quatro unidades portuguesas para obtenção das respectivas homologações. Tivemos ainda outras actividades conjuntas de consultoria.
E foi nessa actividade conjunta nas unidades de Recauchutagem de Pneus que os meus conhecimentos sobre Pneus se ampliaram e pude assim avaliar os excelentes conhecimentos do meu Amigo e Colega Joaquim Matos. A sua carreira internacional e os cargos que ocupou são uma clara evidência daquilo que a minha modesta opinião pretende realçar.
Por esta razão, considero este meu Amigo e Colega uma figura notável, e a destacar, de cidadãos Portugueses que estiveram ligados à Indústria da Borracha.
Bem hajas, Joaquim Manuel! Os meus Parabéns pela tua invejável carreira! E um Obrigado pelos conhecimentos que me transmitiste e, sobretudo, pela tua Amizade!
Mário Caetano