Moldagem
Moldagem por vazamento de borracha de poliuretano
Já abordamos o tema Moldagem em Processos Vulcanização. Então, o tema foi desenvolvido numa perspectiva de análise dos vários Processos de Vulcanização utilizados na obtenção de artefactos de borracha.
Na verdade, a Moldagem constitui um dos processos de dar forma a Artefactos de Borracha. E quando falamos em Moldagem logo associamos à ideia a necessidade de um molde, o qual será, de facto, o grande responsável pela forma, aspecto e dimensões que o Artefacto vai adquirir.
Também, quando falamos em molde logo pensamos que este vai ser utilizado numa prensa de vulcanização, seja em processo de compressão convencional, seja em processo de transferência seja ainda em processo de injecção. Estes são, na verdade, os processos mais vulgares em que são utilizados moldes.
Todavia, existem outros processos para conferir forma, aspecto e dimensões a Artefactos de Borracha, que utilizam moldes, de tipo não convencional, que não necessitam de prensa de vulcanização, mas de outros meios para efectuar a vulcanização. Nestes casos, a vulcanização é concretizada numa estufa, numa autoclave ou mesmo numa câmara de vulcanização (câmara de parede dupla, aquecida com vapor ou outro fluido térmico). Nestes processos temos a considerar:
Vamos descrever, sucessivamente, estes sete processos de Moldagem.