Artefactos Moldados
De acordo com a norma EN 1337-5:2005 – Structural bearings – Pot bearings, os compostos de borracha a utilizar no fabrico dos discos de borracha (em borracha natural ou borracha de policloropreno) devem obedecer à norma ISO 6446:1994 – Rubber products — Bridge bearings — Specification for rubber materials.
A norma ISO 6446:1994 estabelece que sendo a correlação entre a dureza e o módulo de corte G inexacta, a especificação dos apoios somente poderá definir o valor da dureza ou o valor do módulo ao corte G, mas não as duas características em simultâneo. Os elastómeros considerados são a borracha natural (NR) e a borracha de Policloropreno (CR); são consideradas as borrachas de Etileno-propileno dieno (EPDM), borracha de Isobutileno isopreno (IIR) e borracha Clorada de isobutileno isopreno (CIIR).
Se for especificado o valor da dureza, o valor nominal desta deve ser 50, 60 ou 70 e os valores para as demais características são mostrados no Quadro 13. São especificados 5 graus, definidos, basicamente, pela resistência a baixa temperatura.
Se for especificado o valor da módulo ao corte G, o valor especificado pelo cliente (0,65 ou 1,0 ou 1,35 MPa) deve ser afectado de uma tolerância de ±15%, e os valores para as demais características são mostrados no Quadro 14.
Mantém-se a classificação em 5 graus definidos, basicamente, pelas características de resistência a baixa temperatura.
Embora a utilização das borrachas natural e de policloropreno esteja, pode afirmar-se, consagrado nestes tipos de aplicações, a norma ISO 6446:1994 apresenta uma tentativa de especificação para outros tipos de borrachas: Etileno-propileno dieno (EPDM), Isobutileno isopreno (IIR) e borracha Clorada de isobutileno isopreno (CIIR).
Na verdade, alguns fabricantes não utilizam os tipos de borracha convencionais neste tipo de aparelhos de apoio. Por se tratar, certamente, de uma aplicação em que o componente elastomérico está sujeito a uma compressão do tipo hidrostático, onde está em jogo, mais propriamente, um módulo de compressibilidade.
No Quadro 15 apresentam-se os valores especificados para estes três tipos de borrachas.
Deve também ser referido que para este tipo de aparelhos de apoio, alguns fabricantes privilegiam a utilização de compostos de borracha com dureza mais baixa – na faixa de 45 a 55 IRHD, visto que a deflexão vertical permanece inalterada, mas é aumentada a facilidade de acomodação de rotações.
São analisados na página Sistemas Deslizantes.