Existe uma parte da gáspea que se estende do peito do pé até à região dos dedos e está cosida aos laterais da gáspea (Figura 1).
Fig. 1 – Gáspea com “espelho” ou “avental”A característica típica deste sapato é a sobreposição dos traseiros à gáspea, aos quais são unidos por uma costura. Geralmente a gáspea e a língua formam uma peça única. Aperto feito com atacadores, tipo Derby (Figura 2).
Fig. 2 – Gáspea tipo NapolitanoÉ um tipo de gáspea que cobre ligeiramente o peito do pé, com um adorno constituído por uma barra de couro cosida sobre ela. Esta barra pode possuir um entalhe onde era colocada, por vezes, uma moeda de 1 penny como elemento decorativo – daí o nome deste modelo, em língua inglesa, de “Penny Loafer”) (Figura 3).
Fig. 3 – Gáspea de sapato tipo palaA gáspea é executada numa só peça de couro ou outro material (Figura 4).
Fig. 4 – Gáspea em peça únicaNeste tipo de calçado Oxford, existe na parte da gáspea que cobre o peito do pé, uma espécie de “sela” que liga a parte anterior da gáspea aos traseiros (quarters), geralmente noutra cor ou noutro material. É um tipo de calçado utilizado por Homens, Mulheres e Crianças (Figura 5).
Fig. 5 – Gáspea tipo “sela”