Navegação
O pé é caracterizado, dimensionalmente, pelos parâmetros que a seguir se descrevem.
COMPRIMENTO DO PÉ (FOOT LENGTH)
Distância medida no eixo do pé, entre a zona mais externa do calcanhar (pternion) e a cota mais afastada, correspondente ao dedo polegar (no pé tipo egípcio) ou ao 2º dedo, (no caso do pé de Morton ou pé grego – ver figura A). Comprimento do pé e largura do pé podem ser medidos no aparelho Brannock, seu inventor (figura B).
Figura A
Figura B
LARGURA DO PÉ (FOOT WIDTH)
Largura máxima do pé, medida na ligação da falange do dedo polegar ao metatarso (ver figura acima).
CIRCUNFERÊNCIA DO PÉ (FOOT GIRTH)
Perímetro do pé, medido na sua parte mais larga (ver largura do pé).
CIRCUNFERÊNCIA NO PEITO DO PÉ (INSTEP GIRTH)
Perímetro do pé na zona dos tarsos.
MEDIDA TORNOZELO-CALCANHAR (HEEL TO INSTEP GIRTH)
Perímetro medido entre o peito do pé e o calcanhar.
MEDIDA DO TORNOZELO (ANKLE GIRTH)
Perímetro medido no tornozelo.
A caracterização da forma pode ser obtida por meio de uma impressão do pé – também designada por “foot print”. Uma forma simples de verificar o tipo de assentamento, é molhar o pé e observar a configuração da impressão provocada sobre uma superfície seca.
Podem encontrar-se três tipos de impressão, conforme se pode observar na figura abaixo. Nesta figura estão representadas as impressões do pé (pé do lado direito) do tipo chamado “pé raso”, de um tipo “normal” e do tipo de pé com “arco elevado” (arco longitudinal). A caracterização da forma do pé permite seleccionar o tipo de calçado fabricado na forma mais adequada (forma direita, forma semi-curva e forma curva, como vimos em “Tipo de Forma”).