Navegação
São utilizadas, nos sistemas que a seguir se descrevem, as seguintes unidades de comprimento:
Este sistema foi criado na Austrália. A sua criação constitui uma tentativa de internacionalização das medidas de sapatos, visando a substituição dos sistemas existentes. Existe uma norma internacional – a norma “ISO 9407:1991 – Shoe sizes – Mondopoint system of sizing and marking”, a qual especifica o método de marcação dos tamanhos de qualquer tipo de sapatos, sem restrições.
É um sistema que utiliza a medida do pé, em milímetros. Assim, um pé com 260 mm de comprimento utilizará um sapato Mondopoint 260. Alguns fabricantes utilizam a medida Mondopoint em cm e outros ainda indicam a medida Mondopoint correcta, isto é, em mm, seguida de uma barra e a indicação da largura do pé.
Por exemplo: 260/85
Isto é quer dizer que o sapato é adequado para um pé com 260 mm de comprimento e com 85 mm de largura.
Actualmente este sistema tem particular utilização nalguns tipos de calçado para desporto (calçado para patinagem e esqui).
Embora exista esta norma internacional para os tamanhos dos sapatos, a verdade é que este sistema de medida não foi internacionalmente aceite e os diversos países continuam a utilizar os seus sistemas tradicionais. Por isso, o diálogo fabricante — cliente terá de ser efectuado na mesma linguagem, por forma a não surgirem problemas e assim os fabricantes fornecem os sapatos de acordo com a escala de medida vigente no país do seu cliente.
Nos países da Europa continental tais com Espanha, França, Itália, Alemanha e Portugal, o sistema de medida de calçado utiliza como unidade de comprimento o “Paris Point”. A medida de um sapato será o do comprimento da forma em milímetros, a dividir por 6,67 mm. Tipicamente, o comprimento da forma será o comprimento do pé acrescido de 15 mm. Assim, se o comprimento de um pé for de 250 milímetros, o comprimento da forma será de 250 + 15 = 265 milímetros e a medida do sapato será de 265: 6,67 = 39,73 – será, portanto, um sapato n.º 40. Se o comprimento de um pé for de 140 milímetros, o comprimento da forma será de 140 + 15 = 155 milímetros e a medida do sapato será de 155 : 6,67 = 23,2 – será, portanto, um sapato n.º 23. Neste sistema só existem números inteiros e cada número difere do seguinte de 1 Paris Point (6,67 mm).
Em Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia, a unidade de comprimento utilizada é o “Barleycorn” e existem escalas diferentes para homem, mulher e criança.
A escala inglesa começa com os sapatos de criança (rapazes e raparigas), com tamanho da forma de 4 polegadas; o sapato com este tamanho tem o número 0. A partir deste tamanho, subirá um número por cada intervalos de ? de polegada (1 Barleycorn), até ao n.º 13.5 (comprimento da forma de 8” ½, ou sejam 215,9 mm). A escala retoma o valor 1 a partir de 8” ? (cerca de 220 mm) e vai até ao n.º 12, que corresponde a 12” ? (ou seja, cerca de 313,3 mm); esta segunda escala corresponde aos tamanhos de adultos. Neste sistema existem meios números; entre dois números consecutivos (inteiros ou meios números) existe 1 Barleycorn de diferença (8,47 mm); um meio número difere do número inteiro de ½ Barleycorn (4,23 mm).
CALÇADO DE CRIANÇA
A medida de um sapato será o do comprimento da forma em milímetros, sendo este o comprimento do pé a dividir por 8,47 (1 Barleycorn), menos um valor constante, que é de 12. Assim, se o comprimento do pé (criança) for de 200 mm, a medida do sapato será de 200 / 8,47 – 12 = 11,6 – o que corresponderá a um sapato n.º 11.5.
CALÇADO DE HOMEM E MULHER
A medida de um sapato será o do comprimento da forma em milímetros, sendo este o comprimento do pé mais 15 mm, a dividir por 8,47 (1 barleycorn), menos um valor constante, que é de 25 para o calçado de homem e de 25,5 para o calçado de senhora.
Assim, se o comprimento do pé (homem) for de 265 mm, a medida do sapato será de (265+15) / 8,47 – 25 = 8,06 – o que corresponderá a um sapato número 8.
Se o pé for de senhora, o seu número será: (265 + 15) / 8,47 – 25,5 = 7,56; será portanto um sapato número 7,5.
As escalas americana e canadiana começam com os sapatos de criança, com tamanho da forma de 3 11/12 polegadas; o sapato com este tamanho tem o número 0. A partir deste tamanho, subirá um número por cada intervalo de ? de polegada (1 Barleycorn), até ao n.º 13.5 (comprimento da forma de 8” (ou seja, 203,2 mm). A escala retoma o valor 1 a partir de 8” 7/12 (ou seja, 218,0 mm) e vai até ao n.º 14, que corresponde a 12” 11/12 (ou seja, 328,1 mm), escala que corresponde aos tamanhos para adultos.
Neste sistema também existem meios números; entre dois números consecutivos (inteiros ou meios números) existe 1 Barleycorn de diferença (8,47 mm); um meio número difere do número inteiro de ½ Barleycorn (4,23 mm).
As escalas americana e canadiana para sapatos de rapaz e de rapariga são diferentes; também as escalas de adulto – homem e senhora, são também diferentes. Relativamente à escala inglesa, as medidas dos sapatos americanos apresentam as seguintes diferenças:
SAPATOS DE RAPARIGA:
N.º (americano/canadiano) = N.º inglês + 1,5
SAPATOS DE RAPAZ:
N.º (americano/canadiano) = N.º inglês + 0,5
SAPATOS DE HOMEM:
N.º (americano/canadiano) = N.º inglês + 0,5
SAPATOS DE MULHER:
N.º (americano/canadiano) = N.º inglês + 2,5
No Japão o tamanho do sapato é determinado por duas medidas: o comprimento e a circunferência do pé (perímetro do pé na sua zona mais larga). A escala de medida é muito aproximadamente a escala métrica, com diferenças crescentes à medida que aumenta o comprimento do pé. A variação da circunferência do pé é introduzida por um código de letras, sendo atribuída a letra “E” ao pé que possui, no Japãp, o valor de uma circunferência média. Aos pés mais largos serão atribuídas as letras “EE”, “EEE”, “EEEE”, “F” e “G”. Aos pés mais estreitos, serão atribuídas as letras “D”, “C”, “B” e “A”. Relativamente ao comprimento, cada número de sapato varia de 5 em 5 mm; relativamente à circunferência do pé, a variação é de 3 em 3 mm. A norma japonesa prevê os tamanhos 20A a 30G para sapatos de homem, de 19,5A a 27EEE para sapatos de senhora e de 10,5B a 26G para sapatos de criança.
No entanto, os fabricantes japoneses possuem um sistema de marcação para calçado de exportação, no qual a diferença de tamanho entre dois números consecutivos corresponde a 24 mm; contudo, o sistema prevê o fabrico de valores intermédios, com ¼ e ½ da sua unidade, ou seja, variando de 6 e de 12 mm. O seu tamanho 7 corresponde ao número 25 do nosso sistema e o tamanho 12 corresponde sensivelmente ao nosso número 43.
TABELA DE EQUIVALÊNCIA PARA SAPATOS DE HOMEM E DE MULHER

TABELA DE EQUIVALÊNCIA PARA SAPATOS DE RAPAZ

TABELA DE EQUIVALÊNCIA PARA SAPATOS DE RAPARIGA

