Navegação:
Sob o título Materiais para Recauchutagem, englobam-se todos os materiais fabricados com borracha que são utilizados em operações de reparação e na recauchutagem propriamente dita de pneus.
A Recauchutagem de Pneus visa, essencialmente, a renovação da banda de rodagem (ou piso), afinal a área dos pneus que se desgasta, por efeitos da abrasão com o pavimento com que está em contacto. Porém, muitos pneus são enviados para as unidades de Recauchutagem apenas para serem reparados de danos, de maior ou menor gravidade, que são originados em serviço.
Por estas razões, a Recauchutagem e Reparação de Pneus necessita de um conjunto de materiais, não apenas para a renovação da banda de rodagem, mas também de outros tipos de materiais que são utilizados para reparar determinadas zonas dos pneus de danos, tais como perfurações e rasgos.
Estes materiais têm evoluído, de certo modo, de acordo com a evolução da tecnologia do fabrico de pneus e também com a evolução da tecnologia da sua recauchutagem. E estas evoluções situam-se tanto no domínio dos materiais utilizados, no domínio da concepção e construção dos pneus, no domínio do seu aperfeiçoamento técnico, como também no domínio dos processos de recauchutagem.
Pode afirmar-se que os primeiros materiais se destinavam a operações de reparação, efectuadas a quente, de danos que eram causados nos pneus pela má qualidade das rodovias existentes na época. Por outro lado, os pneus também não ofereciam elevados níveis de qualidade: apresentavam um desgaste prematuro e uma estrutura muito sensível a impactos e perfurações.
A renovação do piso desgastado prematuramente surgiu assim muito naturalmente e terá sido aplicada pela primeira vez por volta de 1909, por Bertram Emmanuel, segundo os ingleses, ou por volta de 1906, na empresa alemã Metzeler, segundo os alemães. Estes eram processos de recauchutagem a quente. Em 1912, em Oakland, na Califórnia (USA), é fundada a empresa Olivier Rubber por Marion F. Olivier. A esta empresa é atribuída a invenção do processo de recauchutagem a frio. Foram então utilizados, pela primeira vez, pisos pré-vulcanizados e o invento terá sido patenteado em 1916, patente referida em vários documentos, mas que não consegui ter acesso.
Mas para a execução dos diversos tipos de reparações e de recauchutagem são actualmente necessários outros tipos de materiais, nomeadamente borracha de ligação, borracha de enchimento de falhas, borracha de acabamento, colas (cements), tacos, rebites e remendos.