Os plastificantes constituem um grupo de ingredientes que, quando utilizados, desempenham um importante papel no bom desempenho de um artefacto de borracha.
Os plastificantes são incorporados nas composições de borracha com duas finalidades principais:
Os plastificantes utilizados na Indústria da Borracha são de natureza variada: são produtos de origem natural (vegetal, animal ou mineral) e são ainda muitos produtos de origem sintética.
Muitos dos plastificantes utilizados na Indústria da Borracha, além da sua função plastificante possuem outras funcionalidades nos compostos de borracha, sendo algumas delas muito frequentes – a de agirem, em simultâneo, como:
Um aspecto muito importante a considerar na adição de plastificante à borracha é a sua compatibilidade com esta. Se o plastificante e a borracha forem compatíveis, formar-se-á um composto homogéneo, que assim se manterá em todas as fases o processo de fabrico, depois da vulcanização e também em serviço, numa ampla gama de temperaturas. Esta compatibilidade deve ser observada para o nível de dosagem utilizado, nível este que permite obter determinado e desejável grau de efeito nas diversas propriedades.
Para que exista este grau de compatibilidade é necessário que a polaridade da borracha e do plastificante sejam idênticas. Este aspecto será analisado na página “Polaridade dos Plastificantes” (Plastificantes de Origem Sintética).
