Navegação:
O produto extrudido pode ser recebido, à saída da extrusora, de diferentes maneiras. A forma de recolher o extrudido não é arbitrária; depende do fim a que se destina o produto extrudido e do processo de vulcanização que se lhe segue (um processo contínuo ou um processo descontínuo).
Processos contínuos:
O extrudido é conduzido por meio de um tapete transportador para a unidade de vulcanização, não sendo, geralmente, necessário aplicar qualquer agente antiaderente. Este tapete transportador é accionado por um motor de velocidade variável ou por um moto-variador, o que permite sincronizar a velocidade de arrastamento do extrudido com a sua velocidade à saída da extrusora.
Processos descontínuos:
Em qualquer dos métodos referidos poderá ser intercalado, ente a extrusora e o dispositivo de recepção, um tanque de arrefecimento – normalmente por imersão em água ou numa suspensão aquosa de uma substância antiaderente – de forma muito cuidada, para evitar deformações do extrudido.