Existem evidências que a história do calçado terá começado há cerca de 10.000 anos, logo após o termo do período Paleolítico. As escavações levadas a cabo numa gruta americana, no estado de Oregon (Fort Rock Caves)(1), revelaram a existência de vários exemplares de calçado do tipo sandália, fabricados com fibras de salva (ou artmísia tridentata), e que foram datadas com cerca de 9.300 a 10.500 anos (Figura 1).

Também as escavações efectuadas numa outra gruta americana, no estado do Texas(2), revelaram a existência de vários exemplares de calçado do tipo sandália, fabricados com fibras de yucca (uma espécie de agave) e datados com cerca de 9000 anos (Figura 2).

As escavações efectuadas numa outra gruta americana, no estado do Missouri (Arnold Research Cave)(3), revelaram a existência de vários exemplares de calçado do tipo sandália, fabricados com ervas entrançadas, com cerca de 8000 anos (Figura 3), e do tipo mocassim, fabricados com ervas entrançadas e pele de veado, e datados entre cerca de 6000 anos 1100 anos (Figura 4).


Na gruta dos Morcegos, em Albuñol, província de Granada(4), foram encontradas sandálias fabricadas com fibras de esparto, com idade compreendida entre os 8000 e os 7000 anos (Figura 5).

Pinturas rupestres existentes em cavernas em Espanha e França mostram a utilização de “calçado”. Este calçado seria fabricado com peles, que já seriam submetidas a um certo tipo de “curtimenta”. Entre os utensílios de pedra utilizados pelos homens primitivos, muitos indiciam que eram utilizados para raspar as peles.
Também em câmaras funerárias egípcias, datadas de 6000 a 7000 anos AC, foram encontradas pinturas que mostram a preparação do couro e o fabrico de calçado. No antigo Egipto eram também utilizados na fabrico de calçado materiais como palha, madeira, papiro (Figura 6) e fibras de palmeira. Cerca de 1600-1200 AC eram utilizadas no antigo Egipto e na Mesoptâmia sandálias em couro.

No tempo da primeira era olímpica, há mais de 2000 anos, os atletas que participavam nos jogos faziam-no descalços ou com calçado que não passava de simples sandálias de couro.
A evolução das civilizações e a descoberta de novos materiais – naturais ou sintéticos, conduziu-nos aos tempos de hoje, em que no fabrico de calçado podem ser utilizados vários tipos de materiais, tais como couro (natural e sintético), borracha (natural e sintética), borracha termoplástica, termoplástico, madeira, cortiça, têxteis, metais e adesivos.
Vamos analisar, embora de forma resumida, todos estes materiais.
