Coloração de Compostos de Borracha
Em diversos casos, pigmentos e/ou corantes são doseados em quantidades muito pequenas. Ainda que as pesagens sejam correctamente efectuadas e em balanças com a sensibilidade também adequada, aconselha-se, como boa prática, utilizar misturas-mãe dos componentes de pigmentação. Isto porque, independentemente das razões atrás referidas, existe sempre a possibilidade de ser perdida alguma quantidade de pigmento ou corante, que fica aderida ao saco ou ao recipiente que os contém, ou ainda perdas por aspiração, no momento de adicionar estas pequenas quantidades ao misturador, ou também por quantidades que caem no tabuleiro de um misturador aberto.
Portanto, e para uma maior garantia de constância de cor, é recomendável efectuar as colorações por meio de misturas-mãe, devidamente estudadas, de forma a, nomeadamente, racionalizar a sua utilização com outros compostos.
A política a seguir relativamente à produção de misturas-mãe dependerá, por outro lado, da dimensão das encomendas a produzir e da frequência da sua execução. Dependerá, em última análise, do Planeamento da Produção das encomendas em carteira.
