Navegação:
As bombas de engrenagens começaram a ser utilizadas em 1978 na extrusão de materiais termoplásticos. As bombas de engrenagens são bombas de deslocamento positivo, normalmente instaladas entre o corpo da extrusora e a cabeça (Figuras 32).
Na Figura 33 temos a mesma representação, mas com os componentes corpo da extrusora, bomba de engrenagens e cabeça da extrusora bem individualizados.
A Figura 34 mostra uma bomba de engrenagens com maior detalhe.
A utilização de bomba de engrenagem proporciona:
Contudo, as bombas de engrenagens apresentam também algumas desvantagens:
As bombas de engrenagens são instaladas em extrusoras de fuso de alimentação a frio. As extrusoras desta nova geração de preformadoras Barwell são do tipo fuso; a Figura 35 mostra a extrusora preformadora com bomba de engrenagens Modelo BPP 320.
Na Figura 36 apresentam-se os débitos de várias extrusoras preformadoras em função do número de rotações por minuto da bomba de engrenagens instalada. Essa variação é, como se verifica, linear. Deve assinalar-se que a um aumento do número de rpm da bomba de engrenagens corresponde um aumento do número de rpm do fuso, de modo a manter-se o composto de borracha sob pressão e a extrusora, bomba de engrenagens e cabeça da extrusora cheias de borracha.