Agentes de Superfície
Com os Agentes Antideslizamento (Anti slip Agents) pretende-se obter um efeito precisamente oposto aquele que é proporcionado pelos Agentes Lubrificantes Externos (Slip Agents), isto é, devem proporcionar um maior atrito entre as superfícies em contacto – a superfície do artefacto de borracha e uma outra superfície, e estabelecer, assim, um maior coeficiente de atrito, de forma a evitar um fácil deslizamento.
É o que, desejavelmente, deve acontecer com os pneus para qualquer tipo de veículo, de forma a obter-se uma melhor aderência ao pavimento, qualquer que seja o seu tipo e condição (seco ou molhado).
Este mesmo tipo de exigência é aplicável a tapetes e pavimentos em borracha, os quais devem proporcionar coeficientes de atrito mais elevados, de modo a tornar as superfícies menos escorregadias para as pessoas que neles circulem.
Como a interacção das pessoas com tapetes e pavimentos, nas mais variadas condições, é efectuada via calçado, muitas vezes procura-se resolver este tipo de problema com aa criação de tipos de calçado que proporcionem as melhores condições de segurança, muito particularmente nas condições de trabalho. Daí a existência do designado calçado de segurança, o qual vem sendo muito aperfeiçoado nas últimas décadas. Neste caso, para além da qualidade do composto de borracha, o desenho do rasto das solas continua a desempenhar um papel determinante na obtenção de condições seguras de utilização.
Contudo, pode afirmar-se que, em muitas aplicações de artefactos de borracha, são preocupações dominantes e exigências comuns, as condições de segurança em serviço.
Nota: Esta e as restantes páginas deste tema foram actualizadas em 2022-04-11