Agentes de Superfície
A utilização de alguns produtos de borracha, tais como tapetes, pavimentos e também o calçado, podem, por aspectos de qualidade, pôr em causa a segurança de pessoas, nas suas mais diversas actividades e muito particularmente nas condições de trabalho, como já referimos.
Os riscos mais frequentes traduzem-se escorregadelas e em quedas. Causadas por inadequados coeficientes de atrito das superfícies em contacto: as superfícies dos tapetes, dos pavimentos e o rastro das solas do calçado utilizado pelas pessoas.
Tendo em vista criar as necessárias condições de segurança, ao longo dos anos têm vindo a ser criados regulamentos e normas, por diversas entidades e organizações normativas.
Relativamente a normas elaboradas por organizações normativas, temos a considerar as normas ISO, normas EN (no presente caso, adoptadas das normas ISO, como veremos adiante), normas ASTM e normas nacionais, como as normas DIN, DIN-ISO, BS-EN-ISO, etc.
Várias entidades têm elaborado e publicado regulamentos, normas e diversa documentação informativa sobre esta importante temática. Cito as seguintes:
O seu Website contém informações, estatísticas, legislação e ferramentas de avaliação de risco.
Esta organização é responsável pela observância e proteção das normas e regulamentos de saúde e segurança ocupacional e também com a proteção ambiental.
O seu Website contém informação muito útil sobre este tema, da qual destaco os seguintes títulos:
Os principais objectivos desta organização, são:
O seu Website contém também informação muito útil sobre este tema, da qual destaco também os seguintes títulos:
Esta organização tem elaborado e publicado diversos regulamentos e normas de projecto (Americans with Disabilities Act Standards), dos quais destaco:
O objectivo principal desta organização é de ajudar na prevenção de escorregadelas, tropeções e quedas, pelo desenvolvimento de normas aplicáveis a pavimentos e tapetes e também a métodos de ensaio.
Normas publicadas por esta organização:
A definição do valor do coeficiente de atrito mais adequado, que garanta condições de segurança, nas diversas condições (piso seco, húmido, com óleo ou com gorduras, plano ou inclinado, por exemplo) é estabelecido mediante vários tipos de ensaios, normalmente efectuados com diversos tipos de pêndulos e de tribo medidores (Pendulum and Tribometers). Os valores dos coeficientes de atrito e os valores obtidos noutros dispositivos (PTV – Pendulum Test Value, e STV – SlipAlert Test Value, por exemplo) para as diversas condições, não são muito consensuais, como pode ser visto na Figura 6 e no Quadro 2, que se mostram a seguir.
Figura 6 – Valores de CoF e condições de segurança