Navegação
O relaxamento de tensão e a fluência (também conhecida por deslizamento e por “creep”) são dois fenómenos que ocorrem também com os materiais elastoméricos quando estes estão sob tensão, seja esta de natureza compressiva, tractiva ou tangencial. Diz-se que há um relaxamento de tensão num artefacto de borracha submetido a uma deformação constante, quando a tensão que mantém a borracha deformada diminui à medida que o tempo decorre. O relaxamento expressa-se em percentagem da tensão inicial:
onde σi é a tensão inicial e σt é a tensão ao fim de um período de tempo t. Na Figura 28 representa-se, de forma esquemática, o fenómeno do relaxamento de tensão.
A fluência (deslizamento ou creep) ocorre quando um artefacto de borracha, submetido a uma tensão constante apresenta um aumento gradual da deformação com o decorrer do tempo. Expressa-se igualmente em percentagem:
onde df é a deformação ao fim do tempo t e di é a deformação inicial, no instante zero. Na Figura 29 representa-se, de forma esquemática, o fenómeno da fluência.
Relaxamento de tensão e fluência são fenómenos que são afectados, de forma significativa, pela temperatura, aumentando quando esta aumenta. Estos fenómenos, em conjunto com as deformações residuais, são aspectos que o projectista tem de considerar nas fases de projecto.