Navegação
Os Relatórios de Ensaio devem ser emitidos por entidades com substancial experiência, de idoneidade comprovada e na medida do possível acreditadas (por exemplo, segundo ISO 17025:2005).
Os Relatórios de Ensaio efectuados sobre provetes de borracha não vulcanizada, quando correctamente elaborados, contêm e fornecem uma grande quantidade de informações sobre os compostos. Da sua leitura deve ser possível interpretar correctamente o significado dos resultados obtidos e a extensão da sua aplicabilidade.
Para isso, é condição fundamental conhecer muito bem as diversas propriedades das borracha e os métodos de ensaio que as permitiram determinar. Relativamente a um projecto em particular, em que estão envolvidas diversas normas e métodos de ensaio, é de toda a conveniência dispor dessa documentação para se poder analisar e avaliar correctamente todos os requisitos.
Outra situação que ocorre com frequência é a que envolve a comparação de resultados de ensaios obtidos por diferentes laboratórios. Com efeito, quando pretendemos comparar resultados de ensaios efectuados por diferentes laboratórios, temos de ter a certeza de que estamos a comparar efectivamente resultados obtidos com o mesmo tipo de provetes de ensaio, que os provetes de ensaio foram obtidos em condições idênticas e que os ensaios foram realizados, não necessariamente em equipamentos iguais, mas com métodos idênticos e em condições de tempo, temperatura e humidade ambiente iguais.
A norma ISO 23529:2004 especifica condições e procedimentos para a preparação, medida, marcação, armazenagem e condicionamento de provetes de ensaio. Esta norma também especifica – e este aspecto é muito importante – , o tempo de intervalo entre a preparação dos provetes de ensaio e a realização dos ensaios. Todos estes aspectos são muito importantes no sentido de obter reprodutibilidade de resultados e minimizar as possibilidades de desacordo entre as partes (as partes podem pertencer a diferentes departamentos da mesma empresa, ou podem ser o Cliente e o Fornecedor).
Em caso de não acordo entre as partes relativamente a resultados de ensaio, é vulgar o recurso a um terceiro Laboratório, necessariamente acreditado, que realizará o ensaio que permitirá definir o verdadeiro valor para a propriedade ou característica em causa.
No Anexo A estão listadas as principais normas NP, ISO, BS, DIN e ASTM relativas a ensaios de borracha não vulcanizada.
Vamos agora mostrar alguns tipos de Relatórios de Ensaio, que dizem respeito às propriedades de um composto de borracha não vulcanizada (viscosidade Mooney e parâmetros reométricos):